27 de março de 2015

[Opinião] O Cirurgião

Título: O Cirurgião
Título Original: The Surgeon
Autor: Tess Gerritsen
País: Estados Unidos
Ano: 2011
Editora: 11 X 17
Páginas: 496
Sinopse: Anda um assassino em série à solta nas ruas de Boston. Os cadáveres encontrados indiciam uma brutalidade extrema: as vítimas são cortadas com um bisturi, os úteros são removidos e as suas gargantas cortadas. A polícia desespera para encontrar pistas para travar aquele a quem a imprensa já apelidou de o Cirurgião. Jane Rizzoli, uma detective dura e implacável e a única mulher na Brigada de Homicídios, está determinada a travá-lo. Thomas Moore, o outro detective encarregue do caso, encontra semelhanças perturbadoras com uma outra série de crimes ocorridos dois anos antes numa outra cidade. Poderá tratar-se-á do mesmo assassino? O problema é que o suspeito foi morto por uma das suas vítimas, a doutora Catherine Cordell, uma reputada médica actualmente a residir em Boston. Será que o pesadelo de Catherine ainda não terminou? Terá o assassino regressado para acabar o que começou?
Compre: wook

          Por mais que você tente manter a ordem em sua vida, por mais que você tente se guardar contra erros, contra imperfeições, sempre há alguma mancha, alguma falha, espreitando onde não pode ser vista. Aguardando surpreender você.

Avaliação: Desde pequena que gosto de ler livros policiais porque desde a primeira página que desconfiamos de tudo e todos, tornando-nos uma espécie de policias numa verdadeira caça ao assassino.
Este é o primeiro livro da série Rizzoli & Isles, onde nos é apresentada a polícia detective Jane Rizzoli numa caça desenfreada a um homem conhecido por Cirurgião, que não é nada mais nada menos do que uma réplica de Andrew Capra, um médico que raptou Catherine Cordell há dois anos e que a própria Catherine matou.

Este trilher tem uma componente muito forte em acção e mistério, mas fiquei desiludida com algumas escolhas da autora, a começar pelo facto de o assassino não ser ninguém relacionado à Catherine Cordell, mas ao Andrew Capra, inclusive, a própria Catherine descobre isso (facto que a meu ver tinha mais piada se fosse um dos polícias).

As personagens são psicologicamente complexas, com especial destaque para a vítima e o serial killer. Talvez por isso, achei a Catherine mais forte e cativante que a Rizzoli (como o livro faz parte de uma série acho que a Rizzoli devia evoluir mais). Neste trama, a autora soube muito bem enfatizar a vítima, mostrando uma Catherine que apesar de amargurada tem uma destreza e coragem como poucos (basicamente a mulher resolve tudo).

Em relação à Rizzoli, predomina muito no livro a questão mulher x homem que me pareceu estereotipada (uma mulher que trabalha num meio masculino tem que ser obrigatoriamente masculinizada).

Já o serial killer, desde o início  que tem um papel muito presente no livro, sendo constantes os seus testemunhos que revelam uma inteligência acima da média com uns conhecimentos em medicina muito superiores aos normais.

18 de março de 2015

Um, Do, Li, Tá - M. J. Arlidge


Sinopse
Uma jovem rapariga surge dos bosques após sobreviver a um rapto aterrador. Cada mórbido pormenor da sua história é verdadeiro, apesar de incrível. Dias mais tarde é descoberta outra vítima que sobreviveu a um rapto semelhante. As investigações conduzem a um padrão: há alguém a raptar pares de pessoas que depois são encarcerados e confrontados com uma escolha terrível: matar para sobreviver, ou ser morto. À medida que mais situações vão surgindo, a detetive encarregada deste caso, Helen Grace, percebe que a chave para capturar este monstro imparável está nos sobreviventes. Mas a não ser que descubra rapidamente o assassino, mais inocentes irão morrer…

Título Original: Eeny Meeny   
Editor: TopSeller
1ª edição: outubro de 2014
Género: Thriller
Páginas: 336
Preço com IVA: 19,00€